domingo, 20 de março de 2011

Jantar gourmet na super lua... e outras peripécias de Victor

Ontem estava inspirado. Acho que foi por causa da super lua.




Resolvi fazer um jantar gourmet para minha esposinha para comemorar o lançamento do seu curso, e agora deixo aqui o resultado e o cardápio:

Preparei um filé tunisiano acompanhado de uma salada de pêssegos grelhados. Vejam como ficou:

O vinho foi um Santa Helena, Chileno, cabernet merlot, bem encorpado e com um aroma maravilhoso. O filé foi comprado no sul da Bahia. Corte de carne no interior é mais gostoso. Eles escolhem sempre um especial para você, se você conhece a pessoa certa. No final, a carne estava quase derretendo na boca!

Eis como preparei a carne:

- Corta-se tiras grande e de altura média. Fiz pequenos cortes longitudinais para que o molho entrasse melhor.
- Depois, marina-se na manteiga por uns 5 minutinhos, apenas para dar cor, porque a idéia é que a carne fique cozinhando entre 1 e 1 hora e meia.
- Nesse ponto os ingredientes são os básicos para o preparo de um carne: cebola, tomate, pimentão e extrato de tomate. Pica-se a cebola, o tomate e o pimentão e coloca-se na panela junto com o extrato de tomate e um pouco de água.
- Espera-se de 15 a 20 minutos para os aromas penetrarem na carne, e depois disso acrescenta-se uma colher de café solúvel. É fechar a tampa da panela e esperar 30 minutos até o café penetrar bastante, colocando de vez em quando um pouco de água se for necessário
- Depois de 30 minutos do café, coloca-se uns 2 ou 3 paus de canela, e fecha-se a panela por mais 20 ou 30 minutos.

Pronto, depois disso coloca-se numa travessa e serve-se. O resultado está abaixo:


O resultado é uma carne com um leve aroma de café e canela e um filé macio que quase derrete na boca. Agora, uma dica: não tirem o pau-de-canela da travessa para colocar no prato, esperando que vá impregnar mais na carne. Quando colocado na boca, ele torna o paladar muito acre e não é bom!

Agora, a salada. Peguei a receita com o grande gúru da gastronomia, James Oliver, em http://www.jamieoliver.com/recipes/beef-recipes/grilled-peach-salad-with-bresaola. Fiz algumas adaptações para a culinária brasileira, como por exemplo: retirei o tomilho e coloquei o manjericão. Ficou simplesmente divino. Basicamente, o que eu fiz foi:

- Grelhar os pêssegos numa grelha elétrica que tenho, depois de ter colocado num vazilha o manjericão, azeite de oliva e pimenta a gosto. Podem colocar uma porção generosa de azeite de oliva. Na grelha pode ir um pouco de manjericão. E espera-se que os pêssegos fiquem iguais aos da foto
- Depois disso, é acrescentar azeite balsâmico e 3x mais azeite de oliva que o balsâmico colocado e mais iogurte natural (um copo de 200 ml)
- Quando os pêssegos tiverem prontos, basicamente acrescentamo-os na vazilha com o molho e servimos tudo num prato, em cima do presunto de parma.

Eis o resultado final da salada:


E, finalmente, no prato ficou assim:


Os ingredientes para a carne são:

- Cebola, tomate e pimentão
- Café solúvel
- Pau-de-canela

Para a salada, são:

- Pêssegos maduros
- Mussarela de búfala (adaptação minha)
- Manjericão
- Azeite balsâmico
- Aceite de oliva
- Iogurte natural
- Presunto de parma

P.S. Enquanto estava escrevendo esse post, percebi que o Victor estava "deveras" quieto. O que será que ele está fazendo? - pensei eu. Eis o resultado:

3 comentários:

Unknown disse...

hahahahaha
É creme de barbear ou "tomada"?
Victor tb ficou bem "temperado"!!!!
Que vontade de dá uma "mordidinha" nessa coisa linda!!!!!
AMOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

Roberta, mãe disse...

..."eu achei uma tomadinha" dizia Victor em um tom suspeito kkkk

e o jantar ..DIVINO!!!

AMOOOOOOO

Marcia & Tim disse...

Parabens chef!! Ta com uma cara deliciosa :-)

No tempo que eu tinha cozinha em casa (sim porque agora temos um canteiro de obras no lugar da cozinha) meu marido tambem fazia essas coisas pra mim...

Beijao em todos!